Competições F1 Notícias

Vettel é confirmado na Aston Martin e Perez livre no mercado

Sebastian Vettel foi confirmado para o lugar do mexicano Sergio Perez na Aston Martin a partir do próximo ano.
Sebastian Vettel assumirá o lugar de Sergio Perez na equipe que mudará de noma a partir da temporada 2021.

O tetracampeão mundial de Fórmula 1 foi confirmado como piloto da Aston Martin para a temporada de 2021. A nova equipe na verdade é a mesma Racing Point, que mudará de nome no próximo ano passará a utilizar o nome da marca de carros britânicos que ficou famosa nos filmes do espião 007.

A mudança de casa do piloto alemão vinha sendo discutida desde que ele anunciou sua saída da Ferrari. Na quarta-feira a confirmação de que o mexicano Sergio Perez estava saindo do time aguçou ainda mais a ideia de que a hoje Racing Point e futura Aston Martin iria escolher o alemão para ocupar o cockpit ao lado de Lance Stroll. Com a vinda de Vettel a Aston Martin aposta na possibilidade de mudar o status de equipe do meio grid e escalar uma posição melhor.

Para isso abriu mão de um piloto que trazia resultados bastante razoáveis e consistentes e também muito dinheiro. Estima-se que o bilionário Carlos Slim invista a quantia de R$ 80 milhões por ano para manter o piloto no grid da Fórmula 1. Vettel chega na Aston Martin para ser o piloto a trazer resultados, já que o segundo deve se manter sob responsabilidade de Lance Stroll, filho de Lawrence Stroll, simplesmente o dono da equipe.

Vettel chegou na Ferrari para levar a equipe ao título que não vem desde 2007, mas resultados foram abaixo do esperado.

Mesmo com os resultados negativos nos últimos dois anos de Ferrari, Vettel traz os quatro títulos mundiais conquistados entre 2010 e 2013 como prova da qualidade e talento. Entretanto, desde 2018 o alemão não repetiu os bons resultados e foi suplantado em 2019 pelo jovem monegasco Charles Leclerc, que se tornou o piloto número 1 da equipe italiana. Na Aston Martin Vettel terá a chance de se reinventar, mas para isso precisará provar que é capaz de andar no meio do grid e tirar mais do que o carro lhe oferece. 

Por sua vez, Perez se torna agora um nome a ser disputado por equipes menores que precisam de um bom piloto e de uma injeção de dinheiro. A estadunidense Haas é uma das que deve entrar na briga pelo mexicano. Com os nada confiáveis Kevin Magnussen e Romain Grosjean a equipe saiu do papel de promessa positiva para confirmação no fim do grid. A chegada de Perez traria à equipe um piloto sólido e capaz de obter bons resultados saindo do fim do grid. Além disso, a injeção de dinheiro seria muito bem vinda para uma equipe que sofreu nos últimos anos pelos altos custos da categoria, levando o dono da equipe, Gene Haas, a pensar na saída da Fórmula 1.

Outra equipe que pode brigar pela presença de Perez é a Alfa Romeo, que atualmente corre com Kimi Räikönen e Antonio Giovinazzi. Kimi é um piloto reconhecidamente talentoso, possui no currículo um título mundial vencendo nada menos que Lewis Hamilton e Fernando Alonso em 2007 e é o piloto finlandês com mais vitórias na categoria. Mas, mesmo com esse currículo, ele parece cada dia mais cansado do circo da Fórmula 1 e de ficar longe de pódio. Neste ano, Kimi deve quebrar o recorde de corridas, superando o brasileiro Rubens Barrichello. Com isso teria pouco mais a conquistar na Fórmula 1.

Perez sai da Racing Point e vira alvo de equipes que procuram por um piloto eficaz e que buscam o patrocínio que o mexicano carrega.

Só que o aparente cansaço de Kimi, a decisão de renovar ou não o contrato com a Alfa Romeo, que vence no fim desta temporada, está nas mãos dele. Situação diferente do companheiro de equipe Antonio Giovinazzi, este sim trazendo muito mais dificuldades do que resultados para a equipe. O italiano chegou a equipe em 2017, quando ela ainda se chamava Sauber. Desde então ficou na zona de pontuação cinco vezes, em termos de comparação, Kimi já esteve na mesma zona nove vezes. Assim, a vaga do italiano é que está mais em risco no momento, e pode ser ocupada por Perez.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: