Bizarrice automotiva Notícias Oficina

Vídeo flagra momento em que carro elétrico explode em cidade chinesa

Veículo pegou fogo enquanto a bateria era recarregada. Veja o vídeo.

Chamou atenção nesta semana o vídeo publicado no Youtube que mostra o exato momento em que um carro elétrico explode enquanto sua bateria estava sendo recarregada. A explosão aconteceu na cidade de Sanming, localizada na província chinesa de Fujian. As imagens foram divulgadas pelo canal Liveleak e reproduzidas pelo site Tilt canal de tecnologia do Uol. De acordo com a reportagem do site brasileiro o acidente aconteceu no dia 20 de agosto.

Cinegrafista amador flagrou o exato momento em que o carro explodiu durante o carregamento da bateria.

O Tilt informou que segundos os sites de de notícia da China os bombeiros foram acionados ainda quando o veículo apenas soltava fumaça. As imagens mostram os profissionais tentando resfriar o automóvel utilizando água logo após a explosão. O impacto foi tão forte que arremessou as portas do carro para metros de distância do carro, mas apesar disso ninguém ficou ferido. As autoridades chineses agora investigam as causas do acidente.

De acordo com o Tilt quando baterias de lítio estão envolvidas em um incêndio não deve ser usada água para combater as chamas. Essas baterias são utilizadas tanto em veículos elétricos quanto em celulares.

Voltando ao acidente chinês, os sites internacionais dizem que o veículo parece se tratar de uma SUV modelo BAIC New Energy EX360. O carro é totalmente elétrico e utiliza uma bateria de lítio ternária. A bateria do veículo tem 48,1 kWh de energia. Segundo o Tilt o acidente não é o único, já que no dia 21 de agosto um ônibus também explodiu enquanto sua bateria estava sendo recarregada. Foi mais uma acidente na China, desta vez na cidade de Huangshi, na província de Hubei. 

Outro acidente aconteceu em abril de 2019 com um Tesla Model S, que também pegou fogo na mesma situação dos anteriores, durante o carregamento. Mais uma vez o caso aconteceu na China, na cidade de Shanghai. Meses depois, em junho, outro Tesla Model S pegou fogo, desta vez na Bélgica. Mais uma vez o acidente aconteceu durante o carregamento da bateria.

Para evitar acidentes do tipo com veículos elétricos e híbridos é preciso tomar alguns cuidados especiais

Não deixar o veículo parado por longos períodos.

Manter o veículo plugado na rede de energia elétrica, de forma a manter a carga, se ele for ficar estacionado por muito tempo.

Usar exclusivamente a conexão que vem com o veículo.

Adaptadores podem não aguentar a carga e superaquecer.

Quando levar seu veículo para uma oficina, atentar-se na qualificação técnica e maquinário próprio para o reparo especializado, se documentação do local está em ordem, como alvará de funcionamento, licença ambiental e vistoria do Corpo de Bombeiros.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: