noticias-corporativas

Falhas que o sistema de arrefecimento pode apresentar

Bomba d’água pode apresentar vazamento e ou ruído, entre outros problemas.

28/8/2020 –

Bomba d’água pode apresentar vazamento e ou ruído, entre outros problemas.

Responsável por controlar e manter a temperatura dos motores de combustão interna em condições ideais de funcionamento, o sistema de arrefecimento, composto, entre outros, por líquido de arrefecimento, bomba d’água, radiador, válvula termostática, condutores, reservatório e sensor de temperatura, merecem atenção na hora da manutenção já que quando comprometido pode até fundir o motor. “Diversos problemas podem acometer o sistema de arrefecimento, por isso é fundamental ficar atento e analisar o estado de diversas peças. Para prolongar a vida útil do sistema e seus componentes, é importante fazer a troca do líquido no período indicado, além de utilizar somente aditivo indicado pela montadora do veículo e água desmineralizada. Água de torneira não é indicada para o sistema de arrefecimento, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

O sistema de arrefecimento, por ser selado, dispensa a necessidade periódica de reposição do líquido. Se isso ocorrer, é indicativo de que algo está errado e um profissional qualificado deve ser consultado.

Outro problema que o usuário deve ficar atento é o excesso de temperatura, facilmente notado através do indicador do painel de instrumentos. se isso ocorrer, o ideal é parar o veículo imediatamente o procurar ajuda de especialista, já que o excesso de temperatura pode ocorrer por motivos diversos e se não observado pode levar desde a queima da junta do cabeçote até o enripamento generalizado do motor.

A manutenção preventiva é o melhor caminho para evitar danos ao sistema. Substituir o líquido no período recomendado, inspecionar o estado de mangueiras, abraçadeiras, bomba d´água e radiador podem evitar maiores prejuízos e paradas indesejados do veículo.

Estes são apenas alguns defeitos que o sistema de arrefecimento pode apresentar. Para conferir outras dicas, basta acessar https://blog.nakata.com.br/sistema-de-arrefecimento-os-cuidados-que-podem-fazer-a-diferenca/.

Sobre Nakata Automotiva

A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 65 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas também por meio de seus canais digitais, como o catálogo Nakata online que oferece busca fácil e rápida dos produtos e aplicações. Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: