Curtas do Dia Notícias

Pandemia impulsiona uso de veículo individual e acende alerta para segurança no trânsito

Especialistas alertam que com mais carros na rua tendência é de aumento no número de acidentes.

A crise do novo coronavírus trouxe vários debates para a sociedade, e um deles é sobre a segurança do trânsito. De acordo com o Instituto Sou da Paz, apenas no estado de São Paulo as ocorrências de trânsito caíram 21% no mês de maio. Consequência direta da redução do fluxo de veículos, a queda é um contraste com os primeiros meses do ano. O Conselho Federal de Medicina (CFM) apontou que nos primeiros cinco meses, o estado registrou mais de 1,9 mil mortes e 62 mil acidentes.

Mesmo com fluxo menor, a pandemia da Covi-19 mudou o cenário das grandes cidades, trazendo o aumento do uso de veículo particular e modificando o comportamento do usuário do transporte público. Este comportamento deve se manter com a retomada das atividades econômicas, o que acarretaria em mais veículos nas ruas do que no período pré-corona. Com isso, a tendência é um crescimento no número de acidentes de trânsito. 

Engenheiro da empresa de segurança automotiva Autoliv, Everton de Souza acredita que a prática da direção defensiva aliada a escolha de automóveis com melhor desempenho em segurança são fundamentais para evitar uma disparada nos acidentes. Os consumidores precisarão estar ainda mais atentos à procedência dos itens de segurança presente nos carros.  “Os consumidores priorizam características como conectividade e design na hora de comprar um carro e não conferem a nota de segurança que o veículo teve em um teste de colisão, por exemplo. Essa mudança de mentalidade é importante para que as montadoras busquem não só atender aos desejos do público, mas principalmente, desenvolver automóveis melhores e mais seguros”, afirma.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: