Lançamentos Notícias Oficina

Nova linha DE CAMINHÕES XF promete consumo 14% menor

Produzidos em Ponta Grossa, no Paraná, nova linha da DAF começará a ser vendida na primeira semana de setembro.

Começa a ser vendido no início de setembro o novo caminhão DAF XF, que promete um consumo de combustível 14% menor do que a versão anterior. Equipado com o motor PACCAR MX13, de 12,9 litros, o novo veículo foi desenvolvido para trabalhar em rotações menores e atrito mínimo, assim a fabricante espera entregar um caminhão que mantenha o torque alto e potência superior.

Os caminhões, que estão sendo fabricados na fábrica da DAF em Ponta Grossa, no Paraná. O novo sistema de motor também traz outras novidades, como turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável de alta eficiência. O PACCAR MX13 tem relações de eixo traseiro mais longas, o que deve possibilitar o transporte de cargas mais pesadas, com mais produtividade e menor uso de combustível. Serão disponibilizadas três configurações de tração (6×4; 6×2 e 4×2), todas voltadas ao transporte de cargas de longa distância.

Novo motor PACCAR MX13 promete consumo menor de combustível sem perder o torque e a potência. Foto: Divulgação

No comunicado oficial distribuído pela empresa, o Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil, Jarno Broeze, afirmou que novo modelo foi além de uma reprodução da versão europeia. De acordo com Broeze, os engenheiros buscaram adequar o veículo às necessidades do país. “O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade.”

Para cumprir a promessa de um caminhão mais econômico, com consumo 14% menor do que sua versão anterior, a DX investiu também em tecnologia. O computador de bordo recebeu o nome de Assistente de Performance do Condutor, um sistema que fornece ao caminhoneiro dicas e notas para a condução.

Outro sistema acoplado é o Controle de Cruzeiro Preditivo, um piloto automático que utiliza o GPS para fazer uma leitura do relevo e ajustar a velocidade do veículo e a troca de marcha ideal para as condições de pista. Estes dois sistemas, de acordo com a DAX, permitem um consumo de combustível inteligente.

A tecnologia também se destaca no quesito segurança, com os sensores de pressão dos pneus e o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada, que freia automaticamente o caminhão caso seja verificada a possibilidade de colisão frontal.

Duas opções de cabine serão oferecidas aos caminhoneiros, a Space e Super Space. A segunda, mais espaçosa, é considerada a maior do mercado brasileiro com 2,10 metros de altura.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: