Família de engenheiro da Toyota cobra multa da empresa por bullying que teria levado profissional ao suicídio

Muito associados a adolescentes, o bullying aparece também afeta adultos em grandes empresas. E foi o que aconteceu na fábrica Toyota, no Japão. Segundo o site Motor 24h, um engenheiro de 28 anos cometeu suicídio após sucessivas agressões verbais de um chefe, que, como consta na reportagem, chamava o jovem de “idiota” e declaração que ele estaria “melhor morto”.

O engenheiro tirou a própria vida em 2017, aproximadamente dois após após entrar na empresa. Durante as investigações o órgão que fiscaliza as relações de trabalho no Japão atestou que o caso era um acidente de trabalho. A família do engenheiro então acionou a justiça, e em setembro ganhou a ação. Agora eles devem formalizar um pedido de indenização à fábrica.

Em entrevista concedida à agência Reuters, o porta-voz da Toyota foi evasivo na resposta, mas reconheceu que a morte tem ligação com o trabalho. “É verdade que a autoridade do trabalho determinou que se tratava de uma morte relacionada ao trabalho, mas não podemos comentar mais enquanto as negociações entre os representantes estão em andamento.”

Testemunhas ouvidas durante as investigações atestam que tão logo entrou na empresa, em abril de 2015, o engenheiro foi vítima de bullying. Ele havia acabado de terminar o doutorado e foi contratado para o departamento de design da Toyota. Em julho de 2016 ele pediu afastamento médico e foi diagnosticado com transtorno de ansiedade. Ele ainda voltou ao trabalho em outubro, mesmo com um quadro de depressão. Menos de um ano após esse retorno foi encontrado morto em seu apartamento.

Nos relatos os ex-colega dele afirmam que ele foi vítima de agressões verbais diariamente. Os mesmos confirmaram que além de se referir a ele como “idiota” e “tonto”, também teria afirmado que ele estaria “melhor morto.” O próprio superior acusado de assédio moral reconheceu ter praticado algum tipo de violência psicológica sobre o engenheiro, mas negou qualquer ligação com o suicídio do rapaz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s