Ferrari do primeiro título de Lauda vai a leilão

O carro que transformou Niki Lauda em lenda está indo a leilão. O Ferrari 312T, que foi conduzido pelo ícone da Fórmula 1 em 1975, ano que o piloto levantou o primeiro de seus três títulos, será oferecido em um evento marcado para os dias 16 e 17 de agosto, em Peblle Beach, na Califórnia. O leilão será  realizado pela Gooding & Company e as projeções é que o valor pago gire entre U$ 7 a U$ 8 milhões.

O 312T é um carro marcante para a Ferrari, pois foi com ele que a equipe italiana deixou para trás os 11 anos sem títulos. O carro foi desenhado, Mauro Forghieri, trazia uma revolução para a época, a caixa de câmbio desenhada de forma transversal, o câmbio em T. Essa mudança permitiu à Ferrari ter um carro com um centro de gravidade mais baixo, o que facilitava a vida do piloto.

Para empurrar a máquina o motor utilizado foi o Ferrari 015, de 12 cilindros e 3,0L de cilindradas. O propulsor tinha 500 cv de potência e deixou para trás os motores Cosworth DFV, utilizados por boa parte das equipes naquele ano. Mesmo com novidades tecnológicas, um motor potente e talento de Niki Lauda, demorou um pouco para o bólido engrenar no campeonato. Nas quatro primeira corridas daquele os resultados foram bem abaixo do esperado. Até o GP de mônaco, quinta etapa da temporada, Lauda ainda não tinha chegado ao pódio.

Mas a chegada ao principado marcou uma mudança radical. Lauda fez um fim de semana perfeito, marcando a pole position e chegando em primeiro lugar. O resultado da prova se repetiu nas duas corridas seguintes, GP Bélgica e Suécia. Lauda ainda venceria mais duas corridas naquele ano, os GPs da França e dos Estados Unidos, última prova da temporada. 

Foram fabricadas apenas cinco unidades do modelo 312T, e o carro foi aposentado apenas em 1976, no GP da África do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s