Conheça a Topper, a scooter da Harley-Davidson

harley topper scooter propaganda

Lançada em 1959 para combater o crescimento das marcas japonesas no mercado norte americano, a  Harley-Davidson Topper foi a única scooter lançada pela icônica fábrica de motos. O público norte americano estava bastante interessado nestes modelos, que estavam inseridos na cultura pop graças a influência do filme Juventude Transviada, de 1955, que trazia James Dean como o piloto de uma dessas motonetas, como eram conhecidas.

Mas os americanos estavam comprando mais os modelos produzidos pelas marcas japonesas, que tinham fama de ser mais baratas em relação às americanas. A competição com a produção nipônica levou a Harley a criar uma pequena moto com apenas 165 cilindradas e 9 cavalos de potência. Algo bem diferente das grandes motos com motores potentes e grandes motos que criaram uma gama de fãs e todo mundo. A Topper teve um motor colocado em posição horizontal e foi produzida sem ventoinha, aliado a isso sofria ela sobreaquecimento.

harley topper scooter

A versão de 1961 foi lançada com algumas alterações, com a cabeça do motor e a corrente de transmissão sendo revistas. A Harley-Davidson também resolveu lançar duas versões a scooter, a Topper H, com mais potência, e a Topper U, que não exigia habilitação para pilotar.

A Topper seguiu no mercado norte americano até 1965, quando a Harley decidiu acabar com a produção em razão da queda do público pelas scooters. Em contrapartida, as marcas japonesas começaram a criar suas próprias motos para concorrer com as marcas locais. Depois da Topper a Harley nunca mais produziu este tipo de motociclos, mas já tem anunciado a produção de uma moto elétrica, a  LiveWire, e também uma bicicleta visando fãs mais jovens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s